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Revista de histórias em quadrinhos (HQs) é lançada na Escola Diocesana São Francisco


No último dia 24 de maio no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Diocesana São Francisco, foi lançada a Revista de Histórias em Quadrinhos (HQ), “Da natureza ao meio ambiente”.   A revista faz parte de uma parceria do Escola Diocesana São Francisco no âmbito do Projeto Letramento Midiático Informacional através de HQs, com o Instituto Federal do Pará- Campus de Santarém. Acesse aqui a revista: https://bit.ly/3yBo5r0.

 

O referido projeto foi executado no ano de 2023 nas referidas escolas, junto a estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, na ocasião foram repassados para os estudantes 25 textos com temas relacionados ao meio ambiente, o objetivo era desenvolver a partir desse tema uma história no formato de HQs, onde os cenários, os personagens e o roteiro deveriam ser desenvolvidos pelos próprios estudantes sob a supervisão da coordenação do projeto.

 

A utilização do letramento midiático através das HQs na relação ensino-aprendizagem através da linguagem dos HQs visa ao estímulo da leitura e da escrita no processo de criação ou de adaptação de textos científicos, didáticos ou a partir da realidade da Região Amazônica.

 

Participaram do evento o Diretor da DRE Santarém Prof. Francisco Nascimento, o Prof. Dr. Mauro Silva da Coordenador Pedagógico de Educação Ambiental da Seduc-PA. Para o Prof. Francisco Nascimento, a diretora da Escola Diocesana São Francisco e o Coordenador do Projeto de Letramento Midiático através das HQs, Daniel Fernandes.

 

Para o Diretor da DRE Santarém, Francisco Nascimento a execução de projetos na área de educação ambiental e baseado no uso de mídias, tais como o celular que foi o equipamento utilizado no projeto é de fundamental importância para um processo de envolvimento de crianças e adolescentes no processo educativo, considerando que os mesmos já nasceram no âmbito da cultura digital. Destacou o professor “Na medida do possível a DRE vai dar apoio e valorizar os projetos na área de educação ambiental desenvolvido por professores na Rede Estadual em Santarém porque sabemos da importância desse tema, sobretudo porque a cidade de Santarém é uma das principais cidades da Amazônia brasileira”

 

Por sua vez o Prof. Mauro Silva, enfatizou que está muito feliz com o desenvolvimento de diversos projetos na área da educação ambiental na cidade de Santarém, “Quando fazemos uma imersão nos municípios paraenses muitas vezes somos surpreendidos com a criatividade de estudantes e professores no desenvolvimento de projetos, tais como, esse da Revista em Quadrinhos “ Da natureza ao meio ambiente” que possibilita um aprofundamento dos estudantes no tema do meio ambiente como produtores de conteúdo”.

 

Para a Diretora da Escola Diocesana São Francisco, Ênia Hoyos, o trabalho com novos formatos de linguagem na escola, é importante para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, pois diferentes gêneros de quadrinhos se fazem presentes também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Waldomiro Vergueiro, autor do livro “Quadrinhos na educação”, enfatiza que nos últimos anos têm sido pautado a presença das histórias em quadrinhos na escola, tanto como atividade de leitura quanto em práticas usadas em sala de aula. Dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ao Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), houve uma gradativa inserção do tema na área educacional brasileira. Mais do que isso: quadrinhos se tornaram política educacional do país.” observa.

 

Destaca o escritor “O início de uma mudança mais contundente em relação as HQs na educação veio com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 20 dezembro de 1996.  O texto já apontava para a necessidade de inserção de outras linguagens e manifestações artísticas nos ensinos fundamental e médio, no item II do art. 3º da lei diz que a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, cultura, o pensamento, a arte e o saber "é uma das bases do ensino"; no item II do § 1º do art. 36 registrado de forma mais explícita, que, entre as diretrizes para o currículo do ensino médio, está o conhecimento de "formas contemporâneas de linguagem". Isso, sem dúvida, abria as portas do ensino para as histórias em quadrinhos, como também para outras linguagens e manifestações artísticas.

 

Por sua vez finaliza, o Prof. Daniel Fernandes, produtor da revista “Um dos eixos cobrados dos alunos no Enem é o domínio de leitura de outras linguagens, que não sejam apenas as transmitidas pelo código verbal escrito, como registra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).O Enem quer saber até onde vai a sua capacidade para entender as várias formas de linguagem, seja um texto em português, um gráfico, uma tira de história em quadrinhos ou fórmulas científicas. Você tem de demonstrar que conhece e entende os códigos verbais e não-verbais, pautado no domínio dessa competência, tem sido comum no exame o uso de histórias em quadrinhos e textos de outras manifestações artísticas visuais, como a pintura. Finaliza o docente, “a parte mais importante do projeto foi a participação dos estudantes, da roteirização a produção das HQs, a criação dos personagens, a eles eu digo muito obrigado”

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